Para poder economizar, tem que saber transformar

por Fernanda Ramos Monteiro Ambiel

      

A conta de água utilizada no vídeo.

A conta de água utilizada no vídeo.

O grande vencedor da primeira edição das Olimpíadas Cidadãs foi o vídeo “Para poder economizar, tem que saber transformar”, feito pelos alunos do 1o ano do ensino médio da E.E. Prof.ª Irene Branco da Silva. O vídeo ensina, por meio do uso da matemática, como saber ler e entender a conta de água, que vem apresentada em metros cúbicos (m³). “A grande maioria das pessoas não tem ideia do que realmente significa essa medida”, explica o grupo. Os alunos fizeram uma pesquisa nas próprias casas e descobriram que ninguém sabia ler a conta de água, já que as pessoas estão mais familiarizadas com o litro do que com metro cúbico.

A Prof.ª Neide destacou o valor moral do prêmio para os alunos vencedores e toda a comunidade escolar: “Quando vencemos, eu cheguei na escola e fiz o maior ‘auê’, falei para todo mundo que eles ganharam o 1o lugar das Olimpíadas Cidadãs. Eles se sentem importantes e valorizados, e, agora, estão ainda mais engajados para lutar mais, progredir ainda mais. Isso inspira os colegas”.

 

Os estudantes aprenderam sobre a transformação de medidas na aula de Matemática e usaram o conhecimento para conscientizar sobre o consumo de água.

Durante o Workshop de premiação dos vencedores, o facilitador Bernardo Brito destacou a técnica usada pelos alunos vencedores, com figuras recortadas e coladas quadro a quadro, de maneira criativa e inteligente, com o uso de pouquíssimos recursos materiais, além do talento, esforço e criatividade dos jovens alunos. A Prof.ª Neide, que coordena o projeto Sala de Leitura na escola, ressaltou que a escola não tinha todos os materiais necessários e que os alunos tiveram que se virar com o que tinham. Nisso está, justamente, a beleza do projeto, inspirando os alunos a criarem com poucos recursos e muita criatividade.

Sobre o processo de criação das imagens usadas no projeto, os alunos contam que assistiram a diversos vídeos sobre água na internet para se inspirarem, mas que as ideias e desenhos que aparecem no vídeo vencedor são 100% deles. O método utilizado foi bastante artesanal e trabalhoso, com a elaboração de todos os desenhos, recortados e editados quadro a quadro.

Primeiro, o grupo fez um teste do vídeo apenas para testar o método, com menos fotos. A partir disso, cada integrante do grupo fez individualmente sua própria pesquisa e criação de modelos em casa. Depois, juntaram o melhor de cada um.

Não houve uma divisão formal de tarefas, todos fizeram um pouco de tudo: Ana desenhava, Leo pintava, Erika fotografava, se ajudando e se revezando nas tarefas. Na hora da filmagem final, os alunos testaram diversos locais, por toda escola, até acharem a combinação ideal de espaço, luz e fundo. Ironicamente, na própria Sala de Leitura, onde costumam passar seu tempo livre fora da sala de aula.

Ana conta que o grupo já havia participado de um projeto de gravação e edição de vídeos no ano passado, mas a técnica de Stop Motion foi algo novo para todos. E, usando os conhecimentos adquiridos neste projeto, já fizeram um segundo filme em Stop Motion, para um novo projeto do qual a escola participa. “Aprendi muito sobre tecnologia e audiovisual. Não sabia como editar um vídeo antes de participar das Olimpíadas Cidadãs”, conta Ana.

Desenhos iniciais dos alunos para execução do vídeo.

Desenhos iniciais dos alunos para execução do vídeo.

No vídeo, uma simpática gotinha animada ensina a transformar metros cúbicos em litros, de maneira a possibilitar um controle mais preciso do consumo de água e a economia mais eficiente desse bem tão precioso. Esse conhecimento, de acordo com os alunos, leva à conscientização sobre o gasto de água: “As contas de água estão muito altas e, na Sabesp, dizem que pode ser um furinho [em algum encanamento], mas, se você souber como ler a conta, vai saber se pode ser um furinho mesmo ou se está gastando demais”, diz Ana Catarina.

 

Motivação

A Prof.ª Neide demonstrou todo seu orgulho pelos alunos vencedores: “Eles fazem a diferença na escola. Ajudam a comunidade escolar como um todo. Aliás, se deixar, eles não saem da escola, só falta dormirem lá”, brinca ela, ressaltando o nível de envolvimento dos alunos. Leonardo endossou o discurso da professora: “Qualquer projeto que aparecer na Sala de Leitura, a gente abraça, para representar a escola e também como aprendizado”. Eles estão sempre pensando no próximo desafio. Este é o espírito das Olimpíadas Cidadãs.

Erika, também integrante do grupo vencedor, contou que, além de todo o aprendizado técnico adquirido, projetos como este ensinam a conviver e trabalhar em equipe: “Eu mesma melhorei bastante”, disse a garota, vencendo a timidez. “Melhorou 100%!”, completou a Prof.ª Neide.

E o que eles acharam de participar das Olimpíadas Cidadãs? Ana respondeu pelo grupo: “Foi emocionante todo o processo, e posso afirmar, com toda certeza, que não é só porque ganhamos, pois, quando terminamos o vídeo, saímos os três pulando como uns loucos, comemorando!”. E Leo completou: “Dá muito trabalho mas, quando termina, a gente sente muito orgulho do que fez”.

 

Inspiração

Apesar do enorme entusiasmo dos alunos em participarem de projetos como o das Olimpíadas Cidadãs e adquirirem novos conhecimentos na área de audiovisual, nenhum deles pretende seguir carreira na área, mas todos já têm definidos os sonhos profissionais.

Ana quer ser professora de Matemática. Leonardo, quer ser administrador de empresas. Erika, por sua vez, pretende seguir carreira na área de contabilidade. No fim das contas, os três vencedores querem mexer com números, e a Prof.ª Neide, que leciona Português, não perdeu a piada: “Você está vendo, como é essa coisa que eles têm com o Prof. Ronaldo?!”. Realmente, não dá para negar a influência do professor como inspiração para essa turma.  Neide contou, ainda, que o trio está sempre no mural de “Alunos Nota Dez” da escola – “E ai deles se não estiverem”, brincou, completando: “Afinal, como diz o Prof. Ronaldo, eles são estudantes, não apenas alunos, pois, mesmo que percam uma aula, correm atrás depois, procuram o que não entenderam, tiram dúvidas com o professor. Eles servem de exemplo para os demais”.

 

A seguir, as informações completas sobre o processo de elaboração do vídeo e entrevista com os alunos vencedores e sua professora orientadora.

 

1o lugar: Para poder economizar, tem que saber transformar

∞         Link: http://olimpiadascidadas.com.br/video/para-poder-economizar-tem-de-saber-transformar/

∞         Escola: 1a série do Ensino Médio da E.E. Prof.ª Irene Branco da Silva

∞         Alunos: Ana Catarina Koka e Souza Silva, Érica de Almeida Pires Fernandes e Leonardo D’Avila Silva de Oliveira

∞         Professor(es) orientador(es): Ronaldo D’Annibale (professor de Matemática) e Neide Aparecida da Silva (professora de Português e coordenadora de Sala de Leitura na escola)

 

foto 6

Na sala de leitura, da esquerda para a direita: Érica Fernandes, Prof.ª Neide da Silva, Prof.ª Vânia, Ana Catarina Silva e Leonardo de Oliveira.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *