Fonte da vida
por Fernanda Ramos Monteiro Ambiel
“Veja quanto tempo já passou e olha o que fizemos com o o mundo…”. Nos intervalos do workshop de premiação, os alunos relembravam a canção do vídeo que ganhou o 2º lugar das Olimpíadas Cidadãs. “Virou chiclete, na escola todo mundo canta”, diverte-se a professora orientadora Crélis da Silva Machado com o novo hit.
A música composta pelo grupo passa uma mensagem crítica, porém, ao mesmo tempo, muito sensível, sobre a situação da água no planeta. Ao longo do vídeo, as situações narradas na letra são desenhadas em uma lousa: a composição da água no planeta Terra, seu consumo no Brasil e as consequências da falta de água e de saneamento básico. De acordo com os alunos, a proposta do vídeo é “saber como se encontra a situação atual da água no nosso planeta” e, por meio dessas informações “conscientizar a comunidade escolar da importância da água”. Afinal, segundo eles, “o mundo é água”.
Rimar números com música
O objetivo de apresentar dados numéricos sobre as condições da água no planeta foi o de unir a transmissão da mensagem de racional, com a música, que trazia a mensagem com um apelo mais emocional e humano. Assim, eles acreditam que podem atingir um número muito maior de pessoas, impactando tanto aquelas com um perfil “mais exatas”, nas palavras dos alunos, quanto aquelas mais sensíveis e com um perfil “mais de humanas”.
Tayna Gonçalves, cantora e compositora da música tema do vídeo, explicou, com suas palavras, a mensagem que buscou transmitir: “A água é a ‘fonte da vida’, é o que nos dá a vida. Segundo pesquisas, a gente pode sobreviver mais ou menos um mês sem alimentos, mas, sem água, não chegamos nem a duas semanas. Nosso corpo é feito de água, tudo a nossa volta tem água, o mundo é água. Sem ela, não temos como sobreviver. Então, temos que mudar a conscientização das pessoas para evitar que a água acabe, o que já está acontecendo. Não basta falar que a água está acabando, as pessoas tem que ver isso por números. Com este vídeo, queremos interferir de alguma maneira no cotidiano de todo mundo”.
A jovem de 14 anos contou que tem uma relação forte com a música, então sempre ajuda nos projetos da escola com seu talento musical. “Eu penso que, quando uma música fica na cabeça da pessoa, ela vai ficar lembrando e pensando a respeito da letra, então a ideia era mesmo fixar na cabeça das pessoas, para que elas se lembrem da mensagem, mesmo que inconscientemente”, reflete.
Trabalho de equipe
O aluno Guilherme Gregório participou ativamente da discussão de ideias que deu origem ao roteiro do vídeo, em especial com relação ao uso de uma música como forma de sensibilizar as pessoas para o consumo consciente da água. Jennifer dos Santos apoiou na elaboração do roteiro e foi a responsável pelos desenhos que aparecem no vídeo. Guilherme Russo, na mesma linha, ajudou muito com ideias, roteiro e desenhos. Já Gustavo Fernandes foi responsável por filmar o vídeo (ele registrou também o “Pare e Pense”, 3o colocado das Olimpíadas Cidadãs). A edição foi feita por Marcelo Rodrigues, Renan do Nascimento e Adauto Gabriel.
Com as dicas do Workshop, os alunos entenderam como o vídeo poderia ser melhorado em termos de roteiro e, principalmente, técnica. Por exemplo, dicas sobre cortes, mudanças de enquadramento e atenção ao tempo de leitura das informações passadas por escrito. Detalhes simples que podem ser facilmente implementados nas próximas experiências audiovisuais dos alunos.
A seguir, as informações sobre o 2o colocado:
2o lugar: Fonte da Vida
- Link: http://olimpiadascidadas.com.br/video/fonte-da-vida/
- Escola: 1a série do Ensino Médio da E.E. Prof. Gabriel Ortiz
- Alunos: Tayna Aparecida Lima Gonçalves, Marcelo Rodrigues Pinto e Gustavo Fernandes
- Professor(es) orientador(es): Crélis da Silva Machado (professora de Português e Inglês, e coordenadora de Sala de Leitura na escola)