Pare e pense

por Fernanda Ramos Monteiro Ambiel

 

Um dos desafios vividos pelo grupo criador do vídeo Pare e pense foi o tempo. Não exatamente a fala de chuva, mas o vento que insistia em levar para longe as bexigas que deveriam permanecer juntas no mesmo canto arborizado do pátio da escola. Devido às dificuldades, a primeira versão do vídeo ficou com apenas 26 segundos de duração. Depois, os alunos complementaram as filmagens e trabalharam bastante a edição até que o vídeo alcançasse 1 minuto de duração.ParePenseMiniatura

Todos os alunos da Sala de Leitura da escola ajudaram a encher as inúmeras bexigas que foram necessárias para filmagem e todos apoiaram no processo de gravação do vídeo. Nelas, escreveram palavras-chave sobre o meio-ambiente como, por exemplo, fauna, sustentabilidade, desmatamento, energia renovável, reciclagem, consciência e reflexão, dentre outras. Essas bexigas vão sumindo, quadro a quadro, como se fosse o movimento da natureza sendo agredida pelos seres humanos e desaparecendo do planeta. A intenção dos alunos é despertar o interesse das pessoas em preservar a natureza.

A professora orientadora da E.E. Prof. Gabriel Ortiz, Crélis Machado faz questão de ressaltar o espírito de grupo de todos os alunos da Sala de Leitura da escola. Segundo ela, existe um senso crítico construtivo entre os integrantes, que ajudam uns aos outros e buscam a melhoria coletiva do trabalho desta engajada “Grande Família Gabriel Ortiz”. “Os alunos se organizaram entre eles, pesquisaram e compartilharam conhecimento”, diz a professora. Além dos alunos formalmente inscritos como responsáveis pela elaboração vídeos finalistas da E.E. Prof. Gabriel Ortiz, outros membros do grupo tiveram papel importante no resultado final, ajudando, cada um a seu jeito, com suas técnicas e habilidades pessoais, no espírito inclusivo e colaborativo que rege os princípios

 

Pesquisa e produção

O vídeo “Pare e pense”  foi muito elogiado no workshop de premiação das Olimpíadas Cidadãs pelo uso das técnicas audiovisuais de maneira muito correta e eficiente. O facilitador Bernardo ainda deu ideias para o grupo sobre outras possibilidades para fazer com que as bexigas fossem desaparecendo do vídeo, o que trouxe um debate enriquecedor sobre os desafios práticos que os alunos enfrentaram para produzir e editar a obra, em especial pelo fato de ter sido gravado em ambiente externo, com barulhos e situações que fogem ao controle dos alunos.

Para elaborarem os vídeos, os alunos buscaram inspiração na internet, e procuraram por referências de mídias de grande impacto no público, sempre dentro da temática do meio ambiente e sustentabilidade. A partir dessa pesquisa conjunta, as ideias foram surgindo e o grupo foi se organizando para trabalhar as melhores ideias. O aluno Matheus Marquezin foi o responsável pela pesquisa inicial de referências para elaboração dos vídeos.

Carolina Vilela ajudou nos roteiros e na direção dos vídeos: “É o que eu gosto de fazer, escrever e dirigir”. Ela se dedica muito aos projetos da escola, pratica em casa as técnicas audiovisuais a serem utilizadas nos projetos, é um membro muito atuante na comunidade escolar e tem o espírito das Olimpíadas Cidadãs”, elogiou a Prof.ª Crélis.

O aluno Renan do Nascimento foi o responsável pela edição audiovisual, em parceria com o colega Marcelo Rodrigues e ajudou o grupo todo a estudar a técnica do Stop Motion. A primeira versão parecia um vídeo com técnica tradicional de gravação e edição. Ele praticamente refez a edição dos vídeos, aproveitando todo o material que já havia sido gravado e melhorando a qualidade de transição das imagens, áudio, etc.

Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar a participação do aluno Vinícius de Andrade que, com seu bom humor e espírito de equipe, esteve sempre presente durante todo o processo de discussão, produção, filmagem e edição dos vídeos, contribuindo com valiosos palpites e sugestões em cada etapa do processo: “Se o grupo precisou e eu posso ajudar, já estou fazendo. Sou o quebra-galho e palpiteiro oficial do grupo”, brincou Vinícius.

 

3o lugar: Pare e Pense

∞           Link: http://olimpiadascidadas.com.br/video/pare-e-pense/

∞           Escola: 2a série do Ensino Médio da E.E. Prof. Gabriel Ortiz

∞           Alunos: Renan do Nascimento Silva, Taila Paula de Jesus e Evelyn Hellen Silva de Oliva

∞           Professor(es) orientador(es): Crélis da Silva Machado (professora de Português e Inglês, e coordenadora de Sala de Leitura na escola)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *